Formação de líderes em escola de tempo integral

o estudante como agente de transformação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v3i1.4424

Palavras-chave:

Escola de tempo integral, Liderança participativa, Educação, Protagonismo juvenil, Inteligência emocional

Resumo

Este trabalho objetiva compreender como o estímulo à inteligência emocional e à vivência participativa embasou a estratégia exitosa que, no ano letivo de 2017, transformou a atitude de estudantes do 6º ano, em uma escola de tempo integral, em Fortaleza, Ceará. Diante de problemáticas relacionais diversas e situações críticas do cotidiano, após as intervenções, a turma reagiu de maneira autônoma e com protagonismo. A pesquisa qualitativa com abordagem bibliográfica analisa o marco legal de parâmetros de qualidade da educação, bem como novas tecnologias de ensino e aprendizagem. A pesquisa-ação fundamenta as práticas pedagógicas que promoveram a melhoria das atitudes individuais e das relações interpessoais, bem como a elevação dos índices de aprendizagem. A educação institucional ganha quando o currículo escolar reforça conteúdos afetivos, morais e éticos; ademais, as habilidades adquiridas são úteis para toda a vida dos indivíduos. 

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Biografia do Autor

Alexandro Lima Viana, Universidade Federal do Ceará

Especialista em Neuroeducação pela UNICHRISTUS. Especialista em Gestão Estratégica de Pessoas pela Faculdade Estácio, Graduado em Pedagogia pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Gestor da Escola de Tempo Integral José Carvalho da Rede Municipal de Ensino de Fortaleza – SER VI. Autor do livro Intervenções Disciplinares NeuroAfetivas.

Camila Saraiva de Matos, Universidade Federal do Ceará

Doutoranda e Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Ceará (UFC). Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Pesquisadora do Núcleo de História e Memória da Educação (NHIME/ UFC). Bolsista CAPES.

Francisco Marconcio Targino de Moura, Universidade Federal do Ceará

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Mestre em Educação com área de concentração em Formação de Professores pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Licenciado em Ciências pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Professor de Ciências da Rede Municipal de Ensino de Fortaleza, em exercício na Escola de Tempo Integral José Carvalho – SER VI.

Manoela Lima Azevedo, Universidade Federal do Ceará

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Estudos da Tradução da Universidade Federal do Ceará (POET/UFC). Especialista no Ensino de Língua Inglesa pela Faculdade Ateneu. Graduada em Letras (Português, Inglês e respectivas literaturas) pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Professora de Língua Inglesa na Rede Municipal de Ensino de Fortaleza, em exercício na Escola de Tempo Integral José Carvalho – SER VI.

Ozélia Horácio Gonçalvez Assunção, Universidade Federal do Ceará

Mestre em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Especialista em Formação de Formador e Gestão Educacional pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Ocupou a função de Gerente de Ensino na Célula do Ensino Fundamental - DISTRITO DE EDUCAÇÃO VI. Experiência na área de Educação, com ênfase na educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Escola como espaço de formação, Formação docente e desenvolvimento profissional, pesquisa e práticas de ensino. Coordenadora da Escola de Tempo Integral José Carvalho da Rede Municipal de Ensino de Fortaleza – SER VI.

Tânia Gorayeb Sucupira, Universidade Federal do Ceará

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Ceará. (UFC) Mestre no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Ceará (UFC). Pesquisadora no Núcleo História e Memória da Educação (NHiME). Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professora Pedagoga da Rede Municipal de Ensino de Fortaleza, em exercício na Escola Professora Fernanda Maria de Alencar Colares – SER VI.

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Publicado

2020-12-19

Como Citar

VIANA, A. L.; MATOS, C. S. de; MOURA, F. M. T. de; AZEVEDO, M. L.; ASSUNÇÃO, O. H. G.; SUCUPIRA, T. G. Formação de líderes em escola de tempo integral: o estudante como agente de transformação. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, [S. l.], v. 3, n. 1, p. e314424, 2020. DOI: 10.47149/pemo.v3i1.4424. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/4424. Acesso em: 23 nov. 2024.